Por: jornaldaregiao.com
No próximo domingo, dia 8 de maio, o município de Duas Barras completa 131 anos de história. A cidade, conhecida por suas histórias e belezas naturais, é considerada um refúgio no interior do estado do Rio de Janeiro. Situada a 190 km da capital fluminense, o destino também já revelou grandes talentos do cenário musical, como o cantor e compositor Martinho da Vila, nascido no município. Com uma área total de 375.238 km² Duas Barras é constituída pelos distritos da sede, Monnerat, Fazenda do Campo e Vargem Grande. A cidade recebe o gentílico bibarrense e possui atualmente cerca de 11.500 habitantes. A sua economia é baseada, principalmente, na agricultura, com destaque para as plantações de café, que possuem uma das maiores produções do estado. Além disso, o município possui outras atividades econômicas em ascensão, como a pecuária e também o setor de moda íntima. O traço histórico de Duas Barras é marcado pela chegada de imigrantes e estrangeiros no início do século XIX. Os primeiros colonos se estabeleceram na localidade chamada de Fazenda Tapera, que na época foi doada pelo Padre Francisco José de Oliveira à pequena irmandade local de Nossa Senhora da Conceição. Ao redor do vilarejo, o município recebeu a sua primeira Capela e a partir da construção, a região começou o seu desenvolvimento. Assim como a maioria das cidades do interior do estado, no início do século XIX, Duas Barras se desenvolveu a partir das plantações de café, que encontraram na região da Serra as condições ideais para o cultivo. A cidade ficou conhecida por possuir solo fértil e boas condições climáticas que favoreceram o avanço da agricultura local. Em 8 de maio de 1891, pelo decreto estadual nº 233, a pequena vila de Duas Barras passou a ser elevada à categoria de cidade. O município recebeu esse nome por estar localizado entre as barras formadas pela união dos rios Negro e Resende e, deste último, com o córrego Baú.
Atrativos turísticos: Quando o assunto é turismo e atrações históricas e naturais, o município de Duas Barras também garante uma experiência marcante aos seus visitantes. Entre os principais atrativos da cidade se destacam a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição; a Praça Governador Portela; o casario do Centro Histórico; o Museu de Arte Sacra; a Casa de Cultura Themis Alvares Gomes; e a famosa Estátua de Martinho da Vila, filho ilustre do município. Além de todas essas atrações, Duas Barras também é berço da banda Sociedade Musical 8 de dezembro, uma das mais tradicionais da região e reconhecida como Patrimônio Histórico e Imaterial da cidade. No projeto da escola, jovens e adultos têm oportunidades de aprender a linguagem musical e desenvolver habilidades com instrumentos. O projeto é conhecido por realizar um importante trabalho educativo, cultural e social no município. Por fim, as belezas naturais da cidade também são um convite a passeios e a região não economiza em oferecer boas experiências. O município se destaca com a vista do Mirante Vale Encantado e o charme da Cachoeira Alta. Além disso, também garante a prática de diversas atividades, como salto de parapente, corrida, motociclismo e trilhas ecológicas.
Conheça a seguir algumas das principais atrações turísticas de Duas Barras:
Praça Governador Portela
A Praça Governador Portela fica no centro de Duas Barras e é um dos locais preferidos das famílias que visitam a cidade: Foto: Poesia em Photo
Casas do Centro Histórico
As casas da região central de Duas Barras são um convite à história e à cultura do município.
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição
A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição representa um cantinho de paz e meditação no centro da cidade.
Cachoeira Alta
A Cachoeira Alta é o destino ideal para quem busca tranquilidade e contato com a natureza na cidade.
Mirante do Vale Encantado
O Vale Encantado é uma das atrações turísticas mais visitadas de Duas Barras e um dos cartões postais da cidade
Fotos: Marcelo da Graça
Publicado em 05/05/2022
Disponível em: https://jornaldaregiao.com/duas-barras-comemora-131-anos-historia/